VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: PRIMEIRAS DOSES SÃO APLICADAS

SECRETARIA DE SAÚDE25 de janeiro de 2021

As primeiras doses da vacina contra o coronavírus chegaram na tarde da última quarta-feira, 20, e começaram a ser aplicadas no grupo prioritário: profissionais de saúde que estão na linha de frente. Foram entregues apenas 17 doses, quantidade insuficiente para atender a primeira fase.

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais determinaram as fases iniciais. Na Fase 1, existe outra subdivisão, que é a que dá prioridade aos profissionais que estão trabalhando diretamente no atendimento a pessoas suspeitas e contaminadas com Covid-19.

Conforme definições prévias do Programa Nacional de Imunizações, os grupos prioritários para vacinação no Estado de Minas Gerais são os seguintes:
• Trabalhadores de Saúde dos serviços hospitalares de referência ao atendimento de pacientes COVID-19;
• Trabalhadores de Saúde das Unidades de Atenção Básica (Atenção Primária);
• Pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em intuições de longa permanência (institucionalizadas);
• Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
• População indígena, a partir de 18 anos de idade, aldeadas.

É importante destacar que todos os cuidados continuam necessários. Serão informados pela saúde, quando sua hora chegar, conforme as fases e quantitativo entregue pelo governo. Tenham calma, estamos trabalhando para o melhor, dentro do que nos é fornecido.

Última atualização: 20 de outubro de 2021