POSSIBILIDADE DA INSTALAÇÃO DA FOSSA ECOLÓGICA TEVAP

SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE6 de outubro de 2021

No dia 24 de setembro o Prefeito, a Extencionista da Emater-MG e a Secretária de Agricultura estavam no bairro do Rosário visitando moradores que solicitaram ajuda em relação ao esgoto sanitário de suas residências.

Foi analisada a possibilidade de instalação da fossa ecológica TEVAP (Tanque de Evapotranspiração) que é uma solução simples, de fácil construção e operação. Não é necessário a manutenção.

O tanque de evapotranspiração é um sistema de tratamento para efluentes de vasos sanitários. É um sistema fechado, não há saída de água e nem de poluir o solo ou risco de microorganismos patógenos sair do sistema.

Um pré-requisito para o uso do TEVAP é a separação da água consumida em casa. Somente efluentes dos vasos sanitários devem ir para o tanque.

As demais, provenientes de pias e chuveiros, devem ir para o sistema convencional de tratamento de esgoto.

Das casas visitadas somente uma delas está preparada para à instalação da TEVAP

Vale ressaltar que os moradores que estiverem em fase inicial de construção de suas residências, façam a separação do esgoto.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Agricultura e a Emater-MG para receber as orientações de instalação, a prefeitura está a disposição com auxílio técnico.

Última atualização: 20 de outubro de 2021